Voando LATAM para Orlando - voando com milhas - Foco em Orlando

domingo, 30 de dezembro de 2018

Voando LATAM para Orlando - voando com milhas

Ir para Orlando em voo direto é sonho de todo viajante, até porque escalas e conexões longas não são vistas com bons olhos pela grande maioria dos viajantes que anseiam em chegar logo ao seu destino. Escolhemos LATAM não só pela possibilidade do voo direto saindo do Rio, que infelizmente a partir de Março de 2019 não vai mais acontecer, mas também para usarmos nossas milhas.

LATAM Rio para Orlando
Nossa aeronave chegando no finger no Galeão para seguirmos para Orlando!!

Como foi para juntarmos as milhas para 4 pessoas?

Bem, inicialmente até tinha os pontos no cartão, mas não suficiente para emitir para todos nós, assim, optei por acumular Km de Vantagens no posto Ipiranga, conhecido parceiro do Multiplus. Explico melhor como acumular milhas no post "Use suas despesas em pontos que permitem que você possa viajar mais" do E aí, Férias!. Para minha sorte, havia uma promoção na época para converter 1.000 km em 10000 milhas por R$260,00. Como somos 4, na melhor das hipóteses, precisaria de 210 mil pontos. Mas como fiquei com pé atrás de não conseguir o melhor cenário, comprei 200 mil milhas que tinha direito (parcelados em 10x sem juros) e ainda juntei com o que tinha no cartão. Milhas acumuladas no Multiplus, agora era hora de vigiar a disponibilidade, que abre 11 meses antes da data da viagem. 

Assim que abre, não é logo de cara que a melhor pontuação que aparece. Tem que ter sangue frio! E ir acompanhando o site pelo menos 1x por semana, e também sites e grupos de facebook ou whatsapp especializados em milhas. E com 10 meses a pontuação apareceu! Gastei 60 mil pontos por adulto e 45 mil pontos por criança para nosso voo direto Rio de Janeiro - Orlando, saindo dia 2 de dezembro e retornando dia 23 de dezembro, num total de 210 mil pontos. Com direito a marcação de assentos e a 2 bagagens despachadas de 23kg cada (que saudades dos 32kg!!). Este voo pagando, para nós estava dando mais de 8 mil reais quando emiti as passagens. Ou seja, consegui economizar pouco mais de 3 mil reais comprando as milhas. 

O único senão foi que 2 meses antes da viagem, a LATAM fez o favor, #sqn, de cancelar o voo direto de volta no dia 23 e nos colocar no voo do dia 24. Como não estava nenhum pouco a fim de passar Natal no avião, optamos por aceitar o voo com escala em Guarulhos...


Como foi o voo para Orlando pela LATAM?

Tanto na ida quanto na volta fizemos check-in online, até para garantir que nossos assentos previamente marcados fossem respeitados, pegamos 14 e 15 tanto na ida quanto na volta. O avião tem configuração 2x3x2. O que garante que não terá ninguém no meio se você pedir janela...

No voo de ida, diurno, saindo Galeão, despachamos nossas malas rapidamente (levamos 3 grandes, com 3 malas médias dentro e uma bolsa de viagem para caso de necessidade), sem filas, e ficamos aguardando nosso embarque.

Despachando malas no Galeão
Despachando as malas no Galeão. 20kg com uma mala dentro da outra. Estratégia para trazer malas na volta rs.
Valores para malas despachadas na LATAM.
Valores para despachar malas se a sua tarifa não prevê bagagem gratuita pela LATAM.

Optamos em lanchar um cachorro-quente para evitar surpresas com a refeição do voo. O embarque foi organizado por filas separadas por poltronas, o que agilizou o procedimento. A poltrona é confortável na medida do possível, e coube sem ter as pernas amassadas. Neste voo tem entretenimento e tomada para você recarregar seus portáteis.

GIG-MCO, LATAM
Configuração do voo Rio-Orlando da LATAM.
Tomada na LATAM.
Tomada 110V e USB embaixo das poltronas na LATAM.
Entretenimento a bordo da LATAM.
Entretenimento a bordo da LATAM.
Espaço disponível para as pernas no voo da LATAM.
Espaço disponível para as pernas no voo da LATAM.

Tivemos um contra-tempo que atrasou o voo, já que um dos passageiros, quando o avião começou a taxiar, pediu para descer que não iria mais para Orlando!! Tivemos que voltar para o finger para que ele pudesse desembarcar e esperar que encontrassem as malas dele... Isso nos custou uma bela meia hora...

O almoço foi servido depois de uma hora e pouco de voo, com três opções no cardápio: canelone de ricota e espinafre com molho cremoso de açafrão e coulis de pimentões vermelhos assados; galinhada com purê de batata-doce, abóbora assada e tomate cereja; prato frio de salmão defumado com mix de sete cereais, molho tártaro e mix de folhas; e sobremesa. Optamos pela massa e estava muito gostosa!

Massa com espinafre no voo da LATAM para Orlando
Almoço na LATAM no voo de ida para Orlando.
Mais tarde eles ofereceram o jantar, que também eram três opções: Raviólis de queijo com molho de tomates assados, manjericão e queijo parmesão; carne seca cozida lentamente com purê de mandioquinha e quiabos assados; ou prato frio de frango marinado com petiscos de quinoa, edamame, molho de iogurte com gergelim e mix de folhas; e sobremesa. Novamente optamos pela massa e estava saborosa.

Distraindo as meninas no voo diurno de ida para Orlando.
Distraindo as meninas no voo diurno de ida para Orlando.

Descemos no Terminal A e pegamos o monorail para o Terminal B para fazermos nossa imigração, que foi bem rápida, já que fomos os primeiros a desembarcar. Pegamos nossas malas e seguimos para pegar nosso carro alugado.

Bag Claim em Orlando
Esperando as malas na esteira em Orlando.

No voo de retorno, noturno, com o raio da escala em São Paulo, nós chegamos no Aeroporto com o Disney's Magical Express, e a fila da LATAM era enorme. Além disso, é necessário que se utilize as máquinas ao lado para imprimir seu cartão de embarque e as etiquetas das malas, que você mesmo deve colocar (etiquete a mala conforme as instruções e cole as etiquetas com código de barras em diferentes faces da sua mala). Vi gente com problemas com a máquina que a atendente também não soube ajudar e a pessoa só resolveu com a atendente do despache de malas.

Fila enorme para despachar as malas na LATAM em Orlando.
Fila enorme para despachar as malas na LATAM em Orlando.
Máquinas para impressão no aeroporto de Orlando
Máquinas para impressão do cartão de embarque e das fitas de identificação das malas.

A emigração levou um tempo enorme, já que em Orlando você deve retirar tudo! Nada nos bolsos, sem sapatos, e nada de eletrônicos nas bolsas, e não passa nem suco, nem água, mesmo para as crianças... Gastamos nessa brincadeira uns 40 minutos apesar da fila avisar que estava levando 20... Não confie nesse tempo.

Portão 80-89 em Orlando
Voo para São Paulo em Orlando nesta noite estava saindo do portão 83. Neste setor tem Outback express caso você não tenha jantado ou prefira comer algo conhecido antes de embarcar.

A fila para o embarque foi formada no caos. E apenas depois da confusão que separaram por poltronas e os funcionários não eram os mais educados não...

Embarque para São Paulo em Orlando pela LATAM
Caos para embarcar para São Paulo em Orlando pela LATAM.

O conforto da poltrona foi o mesmo. O jantar tinha as mesmas opções do voo de ida e novamente pegamos a massa estava muito boa. O café da manhã era omelete ou metade de um misto quente, que estava salgado.

Jantar no voo de Orlando para São Paulo, pela LATAM.
Jantar no voo de Orlando para São Paulo, pela LATAM.
Café da manhã pela LATAM, no voo de São Paulo a Orlando.
Café da manhã pela LATAM, no voo de São Paulo a Orlando.

Aterrissamos em São Paulo e tivemos que pegar nossa mala para fazer a imigração e passar pela Receita Federal. Estávamos com 8 malas, além de 2 crianças, então imagina o caos. Pelo menos logo depois da imigração, no Terminal 2 tem como despachar as malas novamente, já que para pegar a conexão para o Rio tivemos que andar muito até o Terminal 1.

Despachando as malas novamente em Guarulhos.
Local para despachar as malas em Guarulhos fica escondido, depois da Receita Federal, à esquerda.

O tempo de conexão de 3h foi o suficiente para tudo, e olha que nem paramos no Duty Free e preferimos comer um pão de queijo (deu R$52 dois copos de pão de queijo, um suco Del Valle e uma coca-cola!!).

A conexão foi em avião 3x3, e foi bem rápido. O desembarque no Rio foi sem problemas. Para chegarmos em casa pedimos uma Dobló para cabermos todos juntos com as malas.

Voo Guarulhos - Galerão pela LATAM.
Voo Guarulhos - Galeão pela LATAM.

Gostamos muito de voar LATAM, e acabou que preferimos o voo diurno ao noturno, e é uma pena que o voo direto do Rio não deve mais acontecer depois de Março de 2019... Nos resta torcer para que não seja uma decisão definitiva...

Voando com Milhas na LATAM
Salve este pin em seu Pinterest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário